Pizza Com Base de Batata Doce e Grão

Pizza...acho que não conheço ninguém que não goste de comer uma de vez em quando. Pois bem, hoje trago uma alternativa à base comum das pizzas que conhecemos, experimentei uma base com batata doce e farinha de grão.

Ingredientes para a base:

350 g de grão de bico seco
1000 g de água
350 g de batata doce partida aos bocados
1 colher de chá de bicabornato de sódio
ervas aromáticas a gosto (orégãos, mangericão)
1 colher de chá de sal

Ingredientes para o molho de tomate:

1 dente de alho
80 g de cebola
20 g de azeite
400g de tomate aos pedaços
30 g de polpa de tomate
1 colher de chá de orégãos
1 colher de chá de sal
q.b. de pimenta preta

Modo de fazer a base:

Coloque no copo o grão e pulverize 2 min/vel 10. Retire e reserve. Coloque no copo a água e o cesto com as batatas e programe 25min/varoma/vel 1. Descarte a agua da cozedura. coloque as batatas no copo, a farinha de grão, o sódio, as ervas aromáticas e o sal e misture 10 seg/vel 3. Deixe o copo arrefecer até aos 55 graus e programe 2min/espiga. 

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Forre um tabuleiro de forno com uma folha de papel vegetal e estenda a massa com a ajuda de um rolo ou de um copo. Fica mais ou menos assim:

Coloque o tabuleiro com a massa no forno por 15/20 minutos ou até a massa ficar tostada nas pontas

Entretanto podem preparar o molho de tomate. 

Modo de fazer o molho de tomate:

Coloque no copo o alho, a cebola e o azeite e pique 5 seg/vel5. Baixe com a ajuda da espátula o que ficou nas paredes do copo e refogue 5min/varoma/vel1. Adicione o tomate aos bocados, a polpa de tomate, os orégãos, o sal e a pimenta. Depois sem o copo de medida e com o cesto em cima da tampa do copo para evitar salpicos programe 15 min/100 graus/vel1. Espalhe o molho de tomate por cima da base da pizza e coloque os toppings a seu gosto. Eu coloquei queijo mozzarela fresco e ralado, abacaxi e salsichas de frango. Depois é só levar ao forno até estar gratinado a seu gosto. 



Comentários